sábado, 23 de julho de 2011

Amy Winehouse morre aos 27 anos


Intensamente e loucamente, no espírito rock and roll. Assim pode-se definir a trajetória de Amy Winehouse. Neste sábado (23), a cantora foi encontrada morta em sua casa em Camden, na Inglaterra.
A notícia foi confirmada pela polícia local. O resultado da autópsia deve ser divulgado no domingo.
Segundo a polícia britânica, o serviço de ambulância foi chamado às 4 horas da manhã: "A unidade foi chamada após relatos de uma mulher morta. Na chegada, os oficiais encontraram o corpo de uma mulher de 27 anos de idade, que foi declarada morta no local. Ainda não foram identificadas as circunstâncias da morte. Nesta fase inicial está sendo tratada como inexplicável"
A cantora, de 27 anos, tinha a saúde fragilizada devido aos problemas com drogas e álcool. No mês passado, ela chegou a abandonar uma turnê pela Europa após ter sido vaiada durante show na Sérvia por estar bêbada demais. Amy mal conseguia cantar e deixou o palco várias vezes no meio do concerto.
Seu último momento em um show foi na quarta-feira (20). Amy fez uma participação surpresa no concerto de Dionne Bromfield, em Londres.
Winehouse subiu ao palco com Dionne e, apesar de não cantar, dançou e pediu aplausos do público para a jovem cantora, apadrinhada por ela desde 2008.
No início do mês, amigos contaram que Amy voltou a beber exageradamente. Ela teria sofrido três desmaios por consumir vodca demais. "Seu consumo está totalmente fora de controle”, afirmou uma fonte próxima à cantora.







Realizado hoje no Grêmio o I Encontro de Escritores, Poetas e Leitores de Caucaia

O I Encontro de Escritores Poetas e Leitores de Caucaia esse encontro foi marco para a ALAC e Grupo Chocalho e o GREC que desta vez fez uma parceria entre essas três entidades de um lindo trabalho com leitores escritores e poetas e agora vai mais longe juntamente aos Blogs de Caucaia. Nesse encontro o Blogueiro e Escritor Thiago Viana que nos prestigiou com o seu livro de romance com o Tema: Individuais. Parabéns a esse filho de Crato mais com coração Caucaiense seja bem vindo Thiago Viana pelo seu carinho a nossa cidade Caucaia.


Prefeito Washington na Reunião do PTC

Prefeito Washington Góis também compareceu na segunda reunião do PTC e disse para os amigos do PTC tenha fé e determinação, ele mesmo disse que eu tive fé e determinação para chegar a aonde cheguei fui eleito pela primeira vez pelo o PSB  depois fui Deputado e agora sou Prefeito e todos pode conseguir chega a seu objetivo e nós não iremos se meter em nem um partido e o Partido que vai decidi como será sua formação da sua chapa.

DANILO FORTE O FEDERAL DE CAUCAIA NA REUNIÃO DO PTC

O Federal de Caucaia Danilo Forte teve presente, nessa sexta feira na segunda reunião grande com os membros da comissão provisória e pré candidatos a vereadores do PTC Partido Trabalhista Cristão. Nessa reunião o Deputado afirmou que uma das metas do seu mandato e consegui verbas para o município e ajuda o meu amigo Washington a sua reeleição, pois ficou feliz em ver no partido que esta se fortalecendo em Caucaia como o PTC que tem como presidente o Hipólito Índio ( Potin ). O Deputado também disse que vai ajudar os amigos do PTC no que for preciso. Conheça quem faz parte do PTC. Potin, Washington Filho, Kelton Forte, Dudu, Mario Babá, Kelton de Kelton e demais. O amigo Jaime Cavalcante vereador de Fortaleza também compareceu nessa reunião do PTC.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Prefeito Washington Góis fala sobre o plano de cargos e carreiras dos Se...



Prefeito Washington Gois fala da saúde pública em caucaia



Prefeito Washington Góis fala sobre a saúde do passado e a saúde do pres...


Na posse da nova diretora do Hospital Municipal de Caucaia

Romário se engaja em campanha contra drogas no Ceará

Qui, 21 de Julho de 2011 19:51
foto_RomrioO ex-jogador de futebol e deputado federal, Romário, foi recebido no final da tarde desta quinta-feira (21) pelo governador Cid Gomes, no Palácio da Abolição.  O “Baixinho” colocou a sua imagem a disposição do Governo para o uso em campanhas publicitárias contra as drogas. O ex-craque aponta o “oxi” como a sua principal preocupação, por tratar-se de uma droga ainda mais devastadora e acessível que o “crack”.

Segundo Romário, a droga vem se espalhando de forma preocupante por todo o país. “Eu me coloco a disposição para que realizemos uma mobilização através dos jornais, rádios e tevês do Estado. Devemos fazer uma campanha voltada principalmente para o público jovem”, acrescentou. Segundo o governador Cid Gomes, a ideia é válida por conta de a imagem do ex-jogador ser muito ligada ao esporte e conquistas.

Ao comentar com Cid Gomes sobre a situação dos estádios de futebol do Brasil para a Copa de 2014, o deputado reforçou que o Castelão é a arena mais adiantada de todas que visitou. Cid Gomes ainda apresentou o projeto dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e afirmou que o estádio Castelão vai antecipar as obras de conclusão para o final do ano de 2012.

Eleito com quase 147 mil votos, Romário tem se demonstrado no Congresso Nacional a sua atenção quanto à defesa dos direitos das pessoas com deficiência e pelo acompanhamento das obras da Copa do Mundo de 2014. Não fugindo a isso, o deputado perguntou a Cid Gomes se as obras do estádio Plácido Castelo estão sendo realizadas obedecendo esse cuidado. De acordo com Cid Gomes, “não só essa obra, mas todas as obras do Governo respeitam a questão da acessibilidade. Esta é uma preocupação constante deste governo nas suas obras”, completou Cid.

Cid Gomes vai receber Romário

O ex-jogador e deputado federal Romário (PSB/RJ) será reebido pelo governador Cid Gomes (PSB) às 17h30min desta quinta-feira, no Palácio da Abolição. Ele está aproveitando o recesso para visitar alguns Estados e estreitar relações com lideranças do seu partido.
Romário esteve, nesta semana, no Recife, onde foi recebido pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Ali, ele se comprometeu a ser “garoto-propaganda” de uma campanha de combate às drogas que o Governo desse Estado vai desencadear em breve.
Bom lembrar que Romário também integra grupo de parlamentares que acompanha as obras da Copa 2014. Fortaleza, como se sabe, é uma das 12 subsedes do certame.

Vai assistir o filme Assalto ao Banco Central - Trailer



Secretaria em Ação] Limpeza, pintura e nova iluminação pública das Praças no Iparana


As Praças São Pedro I, São Pedro II localizada na Avenida Ulisses Guimarães na Praia do Iparana estão passando por profundas mudanças no visual e na limpeza.
Trata-se de mais uma ação da Secretaria de Patrimônio e Serviços Públicos (SPSP) da Prefeitura Municipal de Caucaia. As duas Praças ganharam uma nova pintura, uma limpeza completa e uma nova e mais intensiva iluminação pública. Os espaços esportivos localizados na Praça vão ganhar um destaque especial na sua iluminação.
É a Prefeitura Municipal de Caucaia melhorando a qualidade de vida da população da cidade todos os dias.   

Novo visual da Praça São Pedro em Iparana
 via parceiro: Blog de Caucaia

Ida do Prefeito Washington Góis a Brasília rende grandes benefícios para Caucaia



Em visita a Brasília o nosso Prefeito Washington Góis e sua comitiva tem um saldo de notícias positivas para a população de Caucaia.
Após visita ao Ministério da Integração Nacional, em Brasília, o Prefeito Washington Góis pagou mais uma parcela dos custos da obra de contenção do mar da Praia do Icaraí.
Em breve, vai ser liberada a última parcela para esta obra. O Prefeito Washington quer ver a Praia do Icaraí de volta para os moradores e visitantes. No seu Twitter o Prefeito disse “Queremos que a população tenha a Praia do Icaraí de volta!”.
Além dos recursos para contenção do avanço do mar na Praia do Icaraí também foi conseguido recursos para a urbanização da Via Litorânea do Icaraí. Serão investidos R$ 975 mil nesta obra. Vamos aguardar a liberação dos recursos, os andamentos das obras e a tão sonhada conclusão que há muito tempo toda Caucaia deseja.


PADRE REGINALDO MANZOTTI ESTRÉIA MAIS UM PROGRAMA NA CAUÍPE FM

A rádio Cauípe Fm em parceria com a Associação Evangelizar é Preciso, estréia (24/07) mais um programa na grade de programação da emissora o "Evangeliza Show". O programa vai ao ar todos os domingos de 13 as 14 hs com Padre Reginaldo Manzotti e se revela como um atrativo a mais na evangelização com músicas, orações, convidados e muita descontração serão os atrativos deste projeto. Durante o II Evangelizar em Juazeiro do Norte em que a rádio Cauípe Fm cobriu ficou acertado entre a direção da emissora e a associação evangelizar o interesse de integrar mais um programa que tem a marca do Padre Reginaldo Manzotti. Parabéns ao povo católico de Caucaia.
 
Via :Valdiano Oliveira

Adolescente é morto e irmã baleada em Caucaia

VIOLÊNCIA

O adolescente Antônio Danrlei Justino Paz, 16, foi assassinado no quintal de casa e sua irmã baleada na perna durante a ação de um bandido. O crime aconteceu ontem à tarde, no bairro Conjunto Metropolitano, em Caucaia. Segundo a Polícia, o acusado invadiu a casa do garoto efetuando os disparos, que também atingiram a perna da irmã dele. Danrlei tentou fugir, mas foi morto com quatro tiros. Um suspeito foi detido pela Polícia.

Forte: Jornal o Povo

PMDB pode ter chapa própria em Fortaleza

eleições municipais

PMDB pode ter chapa própria em Fortaleza

Deputado Danilo Forte afirma que já vai organizar reuniões para começar a montagem do programa de campanha
Clique para Ampliar
Segundo o parlamentar, o PMDB encara como caótica a gestão de Luizianne, principalmente na área da saúde 
FOTO: AG. CÂMARA

Brasília. O PMDB comprou a briga pela Prefeitura de Fortaleza e vai começar, na próxima semana, a elaborar o seu programa de campanha e a escolher quem vai representar a legenda na disputa.

O primeiro nome a ser lançado dentro da legenda foi o do deputado federal Danilo Forte (PMDB-CE). O parlamentar confirmou, ontem, em Brasília, que recebeu a incumbência do presidente do partido no Ceará, senador Eunício Oliveira, de organizar os encontros para fazer a montagem do programa do PMDB e possibilitar a escolha dos possíveis candidatos.

A primeira reunião, marcada para a próxima semana, será no Ceará e envolverá os cinco deputados federais peemedebistas. No início de agosto, acontecerá um encontro mais amplo com vereadores, deputados estaduais e os congressistas do PMDB do Ceará justamente para debater o programa e a estratégia de atuação do partido.

Para Danilo Forte, é muito difícil o PMDB vir a apoiar qualquer chapa encabeçada pelo PT do Estado. Ele diz que o partido encara como "caótica" a gestão Luizianne Lins, principalmente em setores como saúde e educação e mobilidade urbana. "Pretendemos fazer um amplo debate com a sociedade em geral sobre as deficiências e as demandas necessárias para um programa de governo de governo capaz de corresponder as expectativas do povo de Fortaleza", explicou o deputado. Segundo Forte, a eleição para a prefeitura de Fortaleza está polarizada entre o PT, o grupo que apoia o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), o grupo de partidos apoiados pelo governador do Estado, Cid Gomes (PSB), e a oposição liderada pelo PSDB.

O parlamentar afirmou que o PMDB ainda não tem nomes. "Mas eu fico profundamente honrado por pensarem no meu nome e estou disposto a enfrentar este desafio", completou.

Segundo ele, o seu partido não está preocupado em romper a aliança que mantém com o governador Cid Gomes e não sabe se ele já foi comunicado da decisão peemedebista.

Está prevista para esta semana a filiação ao PMDB de dois vereadores de Fortaleza, Vitor Valim (PHS) e Walter Cavalcante (PHS).

Posição dos aliados
O primeiro vice-presidente do PT no Ceará, Joaquim Cartaxo, afirmou que o partido não foi informado sobre a pretensão do PMDB de lançar uma chapa própria. "Todos os partidos têm o direito de fazer especulação. O PT vai conversar com todos aliados. Temos até junho do próximo ano para acertar a decisão", ressaltou ele, acrescentando que o PT só pode se pronunciar após uma posição oficial.

Cartaxo encarou com surpresa as críticas do PMDB à gestão da prefeita Luizianne. "É uma opinião estranha, já que o PMDB participa da administração", ressaltou.

Para o presidente do PSB em Fortaleza, Sérgio Novaes, não existe uma polarização na base, que está unida. "A polarização é entre o PT e a oposição", disse. Ele vê com naturalidade os planos do PMDB. "É um partido grande, é legítimo ter candidato próprio", avalia. Novaes classificou de "contraditória" os ataques à gestão. "O PMDB faz parte da base aliada", disse.

ANE FURTADOSUCURSAL
Diário do Nordeste.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Romário será estrela de campanha contra as drogas em Pernambuco

“O ex-jogador de futebol Romário será o garoto-propaganda da próxima campanha contra as drogas que será lançada pelo Governo do Estado. Eleito deputado federal em 2010 pelo PSB/RJ, o “Baixinho” foi recebido hoje (20) pelo presidente nacional do partido e governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
O ex-craque de clubes como Flamengo, Vasco, Fluminense, Barcelona e Ajax e que sagrou-se tetracampeão mundial pela Seleção Brasileira em 1994 abriu mão do cachê para dar um depoimento sobre o perigo do uso de drogas em texto voltado principalmente para o público jovem. A campanha deve envolver anúncios em rádio, tv, jornais e também nas mídias sociais e ainda não tem data de lançamento definida. 
“Romário tem uma história de vida vencedora. Um garoto que conseguiu vencer a miséria para ser um dos maiores ídolos do País. Este exemplo de superação é o que queremos passar para os nossos jovens”, disse Eduardo. “O aumento do consumo do crack e a chegada do óxi têm destruído um grande número de famílias brasileiras”, disse o ex-jogador, autor de mais de mil gols em sua carreira.  
Eleito com quase 147 mil votos, Romário tem se destacado no Congresso Nacional pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência e pelo acompanhamento das obras da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. O deputado tem aproveitado o recesso parlamentar para visitar os seis governadores do PSB. Na segunda-feira ele esteve no Piauí com Wilson Martins. Ontem com Renato Casagrande, no Espírito Santo. De Pernambuco ele segue para audiência com Ricardo Coutinho, na Paraíba.”
(Blog da Folha) Via blog Eliomar

Alguns blogs conquistaram mais leitores que os jornais

Alguns blogs conquistaram mais leitores que os jornais
Publicado em 20-Jul-2011
ImageLi o artigo de Izabela Vasconcelos no portalComunique-se . Por ele, fui informado de que alguns blogs neste país já ostentam uma penetração maior que muitos jornalões brasileiros. Os jornalistas Juca Kfouri (UOL), Patrícia Kogut, Fernando Moreira, Ricardo Noblat (de O Globo) e Marcelo Tas (do portal Terra) são citados como exemplos de blogueiros que, em sua maioria, alcançaram uma leitura diária equivalente ou superior à circulação dos dez maiores jornais brasileiros – de tiragens entre 125 mil e 295 mil exemplares diários.

Izabela informa que Patrícia Kogut, que escreve sobre cultura e televisão, já é lida por  cinco milhões de leitores por mês mensalmente, com 14 milhões de páginas visualizadas. Juca Kfouri recebe três milhões de visitantes únicos por mês, ou quase cinco milhões de visualizações de página. Ricardo Noblat, por sua vez, conseguiu que seu blog de política tenha 257 mil visitantes únicos por mês.

O artigo faz questão afirmar que blogs e jornais/portais não seriam rivais na disputa do leitor, uma vez que os donos de grandes veículos mantêm as páginas líderes de audiência hospedadas em seus sites, como é o caso do UOL/Folha, O Globo e Terra.

Blogueiros independentes
Mas, quero discordar da tese. A grande novidade da blogosfera são, exatamente, os blogueiros independentes, aqueles que estão à margem dos jornalões, que não têm rabo preso com ninguém, a não ser com a própria consciência. Mês passado conheci dezenas deles que, assim como eu, usam a Internet para veicular opiniões e debater visões de mundo negligenciadas pela mídia, ou a ela contrárias. Esse universo de autores ousou, inclusive, discutir, em Brasília, durante II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, o papel político da mídia tradicional.

Naquela ocasião, durante três dias, blogueiros, militantes de movimentos sociais e representantes do poder público debateram os caminhos e desafios da Internet. E a fantástica experiência de, a despeito da velha imprensa, ser um autor independente na Internet, com uma relação direta com milhares de leitores, sem qualquer mediação.

Como diz o ex-presidente Lula, o papel da blogosfera é ser uma alternativa para que a sociedade formule e veicule suas próprias ideias. Para ele, este é um espaço em que o cidadão pode exercer o seu direito de ser também um formador de opinião pública.

Aproveito, aqui, para retomar as bandeiras defendidas no II Encontro de Blogueiros Progressistas: a democratização dos meios de comunicação, um novo marco regulatório no setor e a difusão da internet banda larga no país. Na blogosfera, além dos blogueiros independentes, o que há de mais importante é o debate que eles propiciam.

Internet e direito autoral

Aproveito, ainda, para recomendar o artigo de Marcelo Branco, ativista pela liberdade do conhecimento e ex-dirigente da Associação Software Livre, hoje em O Globo. Ele argumenta que, no âmbito da internet, com a mudança de hábitos do público consumidor e com os novos modelos de distribuição de conteúdos autorais – à margem da indústria fabril-, é importante a discussão sobre a reforma do direito autoral.

“A nova lei”, afirma, “deve projetar o futuro e não se espelhar num modelo passado”. Para o autor, “o público não é inimigo dos autores”. E aponta a confusão criada entre os conceitos de “cópias privadas” de conteúdos autorais obtidos por meio da internet e “pirataria”. “Pirataria é o uso e a comercialização de cópias ilegais, para benefício econômico”, define. O direito a uma cópia privada, sem o intuito de lucro, defende Branco, seria uma expressão do princípio da liberdade do uso privado.

Branco também argumenta que, para se coibir o compartilhamento de conteúdos na internet – em nome do direito autoral – é necessário a instituição de uma vigilância generalizada e a quebra de privacidade dos cidadãos. A tese é algo inaceitável no Estado de direito democrático, argumenta. Segundo o ex-dirigente da Associação Software Livre, a revisão da regulação do direito autoral é uma oportunidade importante para se estabelecer um novo equilíbrio entre o direito de autor, a liberdade do uso privado e novas formas de remuneração da cadeia produtiva cultural.
A discussão levantada por Branco é importante e merece ser aprofundada. Vamos acompanhar e participar deste debate.

Ainda há vagas para curso de prevenção ao uso de drogas

Atenção Conselheiros Municipais e Líderes Comunitários!


A partir do dia 13 de junho até o dia 30 de junho de 2011 estarão abertas as inscrições para a 4ª edição do Curso Prevenção ao Uso Indevido de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD do Ministério da Justiça. O Curso será executado pela Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O curso será ofertado na modalidade de Educação a Distância – EaD, com carga horária de 120 horas, durante um período de 03 meses, para 15.000 conselheiros municipais e líderes comunitários de todo o Brasil, com o intuito de fortalecer a atuação em rede para a prevenção da violência e da criminalidade relacionadas ao uso indevido de drogas.
O curso é gratuito e oferece certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Poderão participar Conselheiros atuantes nos Conselhos Municipais de Segurança, Sobre Drogas, Tutelar, Direitos da Criança e do Adolescente, Educação, Saúde, Assistência Social, Conselhos Escolares, Juventude, Idoso e Trabalho, Conselho de Segurança Comunitária e Líderes Comunitários atuantes em ações de prevenção ao uso de álcool e outras drogas.
O conteúdo do curso foi elaborado por especialistas da área e reúne informações atualizadas sobre: classificação das drogas e seus efeitos, padrões de consumo de drogas, tratamento, redução de danos, prevenção ao uso de drogas, legislações, políticas públicas sobre drogas e outros assuntos correlatos.
Após o processo de triagem dos inscritos, os alunos selecionados receberão uma mensagem eletrônica, da Universidade, solicitando que eles efetivem a sua matrícula e comunicando outras orientações sobre o curso.

MENSAGEM PARA MEUS AMIGOS E SEGUIDORES

Os tipos de amizades e de amigos

Amigo ÍMÃ
carrega você para todos os passeios...
Amigo IRMÃO
Muitas vezes você acha que ele é até melhor que seu próprio irmão...
Amigo PARCEIRO
Sempre pronto para o que der e vier.
Amigo "VIAGEM NA MAIONESE"
Embarca junto com você em seus sonhos mais mirabolantes.
Amigo BARULHO
Quando sai, deixa um silêncio incrível...
Amigo BANQUEIRO
Sempre ajuda você na$ hora$ mai$ difícei$
Amigo POPULAR
Você tem que entrar na lista de espera para falar com ele
Amigo PROTETOR
Defende você em situações difíceis.
Amigo ESOTÉRICO
acredita que existe 'uma razão' para tudo.
Amigo OTIMISTA
Esse tem a solução para tudo.
Amigo CONSELHEIRO
Vive lhe dando conselhos, mesmo que você não peça.
Amigo ANTIGO
Para ser preservado.
Amigo NOVO
Para ser conquistado.
Amigo SÁBIO
sabe quando falar e quando calar.
Amigo EXPERIENTE
Sempre sabe como fazer as coisas.
Amigo ANUAL
Você encontra uma vez por ano, e nota que o tempo não acabou com o sentimento de amizade...
Amigo MÃE
Sempre pronto a dar um colinho.
(autor desconhecido)
FELIZ DIA DO AMIGO

Lei que proíbe uso de celulares em bancos no Ceará é publicada no Diário Oficial

“O Diário Oficial traz nesta quarta-feira, 20, lei que proíbe uso de telefones celulares dentro de agências bancárias no Ceará. A lei, sancionada pelo Governador Cid Gomes, prevê multa de 500 ufirce (Unidade Fiscal de Referencia do Estado do Ceará) em caso de descumprimento. Cada ufirce equivale a R$ 2,6865.
As agências bancárias ficam obrigadas a instalar divisórias individuais entre os caixas e o espaço reservado para clientes que aguardam atendimento, a fim de proporcionar privacidade e segurança às operações financeiras.
As divisórias deverão ter altura mínima de 1,80 metro, além de confeccionadas em material opaco, que impeça a visibilidade. Os estabelecimentos bancários ficam obrigados a instalar câmeras de seguranças e contratar empresas especializadas para garantir a segurança dos clientes.
A lei é de autoria do deputado Tin Gomes (PHS). As agências bancárias têm prazo de 90 dias para viabilizar a adaptação dos estabelecimentos.”
(O POVO Online)

PT elege 13 possíveis candidatos à Prefeitura

Em seu twitter, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Acrísio Sena (PT), divulga, nesta quarta-feira, uma lista com 13 nomes de “prefeituráveis” da legenda para 2012. 

Na lista, estão: Camilo Santana (Secretário das Cidades do Governo Cid Gomes), o deputado federal Artur Bruno, o senador José Pimentel, Luiza Perdigão (Secretária especial do Centro), deputado Antônio Carlos (Líder do Governo na Assembleia), Roberto Gomes (presidente a Fundação Habitafor), Deodato Ramalho (Seman), Joaquim Cartaxo (ex-presidente regional do PT), Iris Tavares (Presidente da CTC), Elmano de Freitas (Coordenador de Comissão de Participação Popular), Valdemir Catanho (assessor governamental), o vereador Guilherme Sampaio e, claro, ele, Acrísio Sena.

Os 13 nomes de potenciais candidatos do partido foram sugeridos pelos membros das Executivas do PT Ceará e do PT Fortaleza, em reunião conjunta realizada nesta terça-feira, 19. "As Executivas identificaram 13 nomes com potencial eleitoral e administrativo. Ou seja, o PT não tem problema de nome. Agora, vamos aprofundar a discussão política", explica a presidenta do PT Ceará e prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins.

Falta agora a prefeita combinar com o governador Cid Gomes, que preside o PSB no Estado.
Redação O POVO Online e Blog do Eliomar

O Portal do Governo de Caucaia

Veja no link a seguir a lista dos candidatos deferidos para participar do processo de escolha dos Conselheiros Tutelares de Caucaia

Trabalha Caucaia] Potira

 
O Balcão Itinerante, da SETEM, estará nesta sexta-feira, dia 22, na Associação Beneficente Tancredo Neves, no Parque Potira. Serão oferecidos os serviços: cadastro no programa Mais Emprego; orientações e acesso às linhas de crédito do Banco Comunitário; e as palestras "Entendendo o micro empreendedor individual", "Como se comportar em uma entrevista de emprego" e "Controles Financeiros".

TRABALHA CAUCAIA: SAÚDE

Os caucaienses que praticam caminhada ou corrida na BR-222 contam, agora, com o atendimento de uma ambulância para assegurar a saúde dos praticantes. A unidade fica estacionada em frente ao Posto Iparana, de segunda a sexta, das 17 às 19 horas. Um paramédico e uma auxiliar de enfermagem atendem aos coopistas e medem a pressão arterial.
 

Dilma visita o Caucaia em agosto para inaugurar obras do Porto do Pecém

A presidente Dilma Rousseff vai visitar o Ceará em agosto. De acordo com a assessoria da Casa Civil, a visita será para a inauguração o Terminal de Múltiplo Uso do Porto do Pecém (TMUT), cuja cerimônia está marcada para o dia 4 de agosto, às 10h.

A presidente também vai participar da entrega da Correia Transportadora do Pecém e do início da terraplanagem da Siderúrgica do Pecém.

De acordo com o Governo do Estado, com a inauguração das obras do TMUT, o Porto do Pecém vai aumentar sua capacidade na movimentação de contêineres em cinco vezes.

Para tanto, a obra recebeu serviços de ampliação da ponte em 348 metros e do quebra-mar em mais mil metros. Dentro da obra, ainda entrarão em operação dois berços de 350 metros cada, que fazem parte do cais do TMUT
 Via: Washington Matos
 

Caucaia está na lista dos 10 municípios com melhor gestão, de acordo com o Diario do Nordeste

clique em cima da imagem para visualizar melhor
Cidades cearenses mostram que é possível gerir e aplicar recursos devidamente, obtendo resultados positivosO amontoado de denúncias de corrupção em prefeituras cearenses mostra que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) - Lei nº101/2000 -, em vigor há 11 anos e criada para ser um marco regulatório da austeridade fiscal na gestão pública, continua sendo desrespeitada. No entanto, alguns Municípios fazem o "dever de casa" e respeitam as leis, entre as quais a Lei Estadual 14.023/2007, que entrou em vigor em 2009 e redefiniu critérios de distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos Municípios, com base em análises de índices de qualidade da saúde, do meio ambiente, além de aumentar o percentual do imposto para a educação, em detrimento de indicadores populacionais.

Nem sempre existe compatibilidade entre os que cumprem índices e limites impostos pelos instrumentos de fiscalização e os que oferecem serviços públicos eficientes, apesar deste equilíbrio ser a obrigação da administração pública.

Sobral é o único Município cearense que ocupa lugares no ranking dos dez melhores em educação e meio ambiente, mas não está na lista dos dez melhores na saúde, de acordo com índices utilizados para os cálculos de distribuição do ICMS de 2011, publicados no Diário Oficial e no site do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Na tentativa de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, que banca a máquina pública, o Ceará subiu de 12,5% para 18% o índice de ICMS destinado à educação. A saúde, medida pela mortalidade, recebe 5%. O meio ambiente, mensurado pelos resultados da coleta seletiva e sistemática, além das licenças sanitárias, fica com 2%.

Visão de analistas
Os indicadores de qualidade são considerados um avanço pelos especialistas, mas, segundo eles, sua aplicação ainda pode ser ajustada. "As cidades ganharam com a partilha mais justa do ICMS. Apenas nos casos de correção do índice de qualidade da educação, medido pelo desempenho de alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, existe uma defasagem entre o tempo deste acerto e a sua compensação financeira: o gestor espera dois anos para recebê-la e pode já não estar no poder", analisa o economista, assessor e consultor da Associação dos Prefeitos e Municípios do Ceará (Aprece), Irineu Carvalho.

O equilíbrio fiscal é outro fator que, conciliado à melhoria dos serviços públicos, determina o grau de excelência da gestão pública. A LRF obriga os Municípios a enviarem seus indicativos fiscais ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Barbalha, Aiuaba, Icapuí, Itaiçaba, Novo Oriente, Brejo Santo, Piquet Carneiro, Umari e Nova Olinda destacaram-se no controle de gastos da folha de pagamento. Esse índice e a cobrança da dívida ativa, que corresponde aos impostos, taxas e multas dos contribuintes inadimplentes, estão entre os principais indicadores exigidos pelo TCM.

Os relatórios fiscais podem também ser divulgados no site da Secretaria do Tesouro Nacional, abertos à consulta pública, mas nem todos os Municípios cearenses fazem essa opção. Em 2010, dos 92 Municípios com relatórios atualizados nesse site, somente 33 gastaram menos de 48,3% da receita líquida com a folha de pagamento, percentual que merece o aviso de alerta do TCM. O limite máximo deste gasto é de 54% e os que chegam a 51,3% atingem o limite prudencial, ficando impedidos de darem aumentos salariais, exceto os previstos em lei.

Ainda de acordo com o site do Tesouro Nacional, no exercício de 2009, Chorozinho, Itarema, Orós, Maracanaú, São Gonçalo do Amarante, Itatira, Catarina, Croatá, Penaforte e Ererê tiveram os melhores resultados na cobrança de suas dívidas ativas, um indicador rigorosamente fiscalizado pelo TCM.

Manter as contas estáveis e em sintonia com o desenvolvimento social ultrapassa a criação de leis e de instrumentos fiscalizadores. Além de vontade política e probidade, é preciso conhecer as técnicas e as tecnologias de gestão para alcançar eficiência e tornar o serviço público empreendedor. "Apesar da legislação exigente, erros acontecem por falta de formação dos servidores. A criação de um índice de qualidade pelas horas de capacitação poderia melhorar esse quadro, em todos os segmentos", sugere o engenheiro e membro da equipe da Civitas Assessoria e Consultoria Financeira, André Pinheiro.


Benefício"As cidades do Ceará ganharam com a partilha mais justa do ICMS"
Irineu Carvalho
Economista, assessor e consultor da Aprece


MAIS INFORMAÇÕES

Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará: (85) 4006.4000/ Secretaria do Tesouro Nacional: www.tesouro.gov.br

PROFISSIONALIZAÇÃOProcessos de licitação precisam de qualificaçãoA nova legislação, a obrigação de transparência e o avanço das tecnologias exigem dos profissionais ligados à gestão pública mais qualificação e entendimento de como funciona a máquina pública. A falta de técnica desses profissionais gera erros que nem sempre estão relacionados ao crime e à corrupção.

Segundo a procuradora chefe da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e especialista em administração financeira e licitação, Roberta Nunes, as novas leis, como a Lei de Licitação (Lei nº 8666 de 1993) e a Lei do Pregão Eletrônico do Ceará, de 2006, não são fáceis de operacionalizar. "O servidor precisa entender de orçamento, direito administrativo e direito constitucional e a maioria não é do meio jurídico". No Ceará, não existem cursos superiores em Gestão Pública. A UECE oferece mestrado em Políticas Públicas e, há dois anos, o Estado inaugurou a Escola de Gestão Pública, que em 2010 atendeu cerca de 10 mil servidores, sendo apenas 20% oriundos dos Municípios.

Diante da necessidade de formação na área, a UECE abriu inscrições para o seu primeiro curso de extensão em Gestão de Contratos e Convênios e Procedimentos Licitatórios, que acontecerá de 8 a 19 de agosto. "Um curso voltado para a prática desses procedimentos e que acontecerá a cada trimestre", explica.

Flora Teles, coordenadora pedagógica da Escola de Gestão Pública do Ceará, reconhece a dificuldade de capacitar os servidores municipais. "O servidor do interior precisa ausentar-se de suas atividades e por isso a demanda desse público é inferior a da capital".

Para amenizar essa carência, a Escola começou a oferecer, este ano, 13 cursos à distância, além de 67 presenciais.


Diário do Nordeste com reportagem de Isabel Albuquerque
via Blog de Caucaia

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...