sábado, 7 de janeiro de 2012

Em Caucaia e no interior] A televisão da sala perdeu status. Agora, quem reina é o computador.

Gustavo Licínio, filho de metalúrgico, é monitor no laboratório multimídia na escola onde estuda. Jaílson da Cruz é motoqueiro, trabalha como entregador e se mantém informado pelo celular. Jaqueline Diógenes usa o aparelho para saber mais sobre a faculdade que pretende cursar. José Agecilanes ganha dinheiro com serviços online de retirada de CPF e envio de currículos para empresas. Histórias diferentes, que revelam hábitos os mais variados. Mas com um único pano de fundo: o uso das mídias digitais, baseadas na Internet. O que chama ainda mais a atenção são as localidades onde essas situações ocorrem. 

Engana-se quem pensa que sejam personagens de grandes metrópoles, como Fortaleza, onde o uso e as possibilidades da Internet e seus derivados são cada vez mais comuns e sofisticados. Forte tendência em cidades do Interior do Ceará, essa realidade vem mudando o comportamento de grande parte da população, alterando, também, a visão que tem do mundo.

Município de Paraipaba, a 93 km da Capital. Colégio Ageu Romero. Entre um tempo e outro de aula, a sala de informática fica lotada de alunos. Nesse intervalo, pesquisas escolares, bate-papos, músicas e vídeos passam a fazer parte da rotina. Entre os alunos, destaca-se o morador do distrito de Camboas, a dez quilômetros da sede do município. Com 18 anos de idade e cursando o terceiro ano do Ensino Médio, Gustavo é quem orienta e tira dúvidas dos colegas.

A naturalidade com que o monitor atende aos chamados mostra que o mundo digital faz parte do dia a dia do estudante. Com celular que acessa a Internet na mão e fone nos ouvidos, Gustavo diz que o aparelho funciona para ele como uma espécie de central de entretenimento, com direito a escolher o que quer curtir.

“Eu mesmo baixo o que gosto de ouvir”, exemplifica, dizendo ser apreciador mais de rock e reggae. Resultado: Gustavo deixou de sintonizar as rádios locais e da região do Curu. Em vez disso, passou a colecionar em seus links favoritos vários endereços de sites e blogs de emissoras digitais preferidas.

O mesmo vale praticamente para outro tipo de veículo de comunicação tradicional, a TV. “Eu assisto muito pouco. Pouco mesmo. Só à noite, antes de dormir”, conta o estudante. Os vídeos que lhe interessam, conta, ele diz pegar diretamente da Internet. Quem imaginava isso no Interior poucos anos atrás?

Não foi só no gosto musical e de vídeos que a televisão perdeu espaço na vida de Gustavo. Na casa muito simples dos pais dele, a dez quilômetros da sede do município, O POVO constatou que um computador de mesa, comprado a prestação cinco meses atrás, ocupa lugar privilegiado na sala de estar. O equipamento acabou destronando o aparelho de TV, agora relegado a segundo plano.

A transformação não para aí. As parabólicas, uma febre em pequenas cidades Ceará afora há até pouco tempo, agora convivem com outros tipos de antena: as que garantem as conexões de Internet e sinal de celular.

De tão disseminado na rotina de Gustavo, o mundo digital começa, aos poucos, invadir a vida da irmã, a pequena Raíssa, de cinco anos de idade. Quem conta é a mãe dos dois, dona Roseni Silva, de 38 anos. Alheia ao mundo da informática, ela fala com orgulho do envolvimento dos filhos com o computador e a Internet. “Às vezes ela grita: ‘mãe vem ver os Rebeldes”, imita dona Roseni.

Distante da grande rede de computadores e de suas facilidades, a mãe do casal não pode dizer o mesmo da telefonia, muito usada nos primórdios da Internet no Brasil - quando as lentíssimas conexões ainda eram discadas.

Sem telefone fixo em casa, dona Roseni adquiriu um aparelho celular, através do qual fala com todos os membros da família. Um indício de que, de uma forma ou de outra, a dona de casa pode até não perceber, mas também está inserida no mundo digital.


ENTENDA A NOTÍCIA

O Interior não é mais como era antigamente. Ele também está online. A desinformação deu lugar à conectividade. Na rotina, celular com Internet, lan houses lotadas. A televisão da sala perdeu status. Agora, quem reina é o computador.

O Povo

Papa nomeia 22 cardeais, entre eles um brasileiro

O papa Bento 16 nomeou ontem 22 novos cardeais da Igreja Católica, entre eles o brasileiro João Braz de Aviz. Com 64 anos, ele poderá participar da escolha de um novo papa quando o atual morrer. Dos 125 cardeais que agora têm direito a voto no conclave, seis são brasileiros. Outros quatro cardeais do país têm mais de 80 anos, o que impedem de participar da votação.
Na nova lista, Aviz também é o único latino-americano. A posse dos cardeais será no dia 18 de fevereiro. Com as nomeações, Bento 16, que foi eleito em 2005, já escolheu mais de metade dos “cardeais eleitores”.
No ano passado, Aviz foi indicado para ser prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, um dos nove “ministérios” do Vaticano.
Fundada no século 14, a Congregação controla todas as ordens religiosas no mundo. A prefeitura das congregações, geralmente, é assumida por cardeais. Com isso, a promoção como cardeal de Aviz já era esperada.
Quando foi para o Vaticano, Aviz disse que a presidente Dilma Rousseff precisava explicar melhor suas convicções religiosas como a questão do aborto. “Durante a campanha é uma coisa, e, na prática, o caminho às vezes é outro”, afirmou na época.
(Folha)

Hoje é o dia do leitor. Parabéns pra você!

Hoje o Brasil comemora o Dia do Leitor. Apesar dos 14 milhões de analfabetos no país, a data deve ser comemorada como forma de estímulo à leitura. Enquanto o brasileiro não chega a ler dois livros em média ao ano, o norte-americano lê 10 livros no mesmo período. No Brasil, há uma biblioteca para cada 33 mil habitantes, enquanto na Argentina existe uma biblioteca para cada 17 mil habitantes. Que a data possa multiplicar o número de leitores e reduzir o analfabetismo.
via Blog Eliomar

Caucaiense no Galo Mineiro 2012]Estamos na torcida por você



Francisco Jackson Menezes da Costa


Biografia

Francisco Jackson Menezes da Costa, mais conhecido como Jackson, é um meio-campista de futebol revelado no Caucaia, time do interior do Estado do Ceará. Como profissional, atuou somente em clubes cearenses até chegar ao Atlético. Permaneceu na Cidade do Galo por quase 2 meses em fase de testes[1] e foi contratado no dia 29 de julho de2010[2].

Ficha Técnica

Nome: Francisco Jackson Menezes da Costa
Posição: Meio-campo
Data de Nascimento: 21 de maio de 1987
Naturalidade: Caucaia-CE

Carreira

Brasil.png Bandeira do Ceará.png Caucaia-CE - 2008
Brasil.png Bandeira do Ceará.png Horizonte-CE - 2009
Brasil.png Bandeira do Ceará.png Tiradentes-CE - 2009
Brasil.png Bandeira do Ceará.png Caucaia-CE - 2009
Brasil.png Bandeira do Ceará.png Horizonte-CE - 2010
Brasil.png Bandeira de Minas Gerais.png Atlético - 2010/2011

Partidas Disputadas

Ano 2010

Ano 2011



FESTA DAS SENHORAS DA 3ª IDADE NO CAPUAN

Festa das  senhoras da terceira idade da associação do Capuan animada pelo o humorista Marmita. E contou com a presença da primeira dama Ester e Rita Cassia.




sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Primeira Dama na festa de formação da Escola Cel. Pinho

Primeira dama prestigiou a festa dos alunos do 9º ano de 2011 da Escola Cel. Pinho no Capuan



PREFEITO WASHINGTON PRESENTE NA INAUGURAÇÃO DA HILPRO CAUCAIA

Na noite desta sexta-feira o município de Caucaia recebeu as instalações da HILPRO idiomas. Na noite de inauguração da HILPRO. O Prefeito Dr. Washington acompanhado de sua esposa Ester Góis e o seu filho Fausto Sales prestigiaram a solenidade. Também estava presentes o Secretário de Educação Ambrósio Ferreira, a secretária de Cultura Ana Jereissati  e de Mauricio Benevides.  

Casal Daniele e Arimateia responsável pela a vinda da HILPRO Caucaia




quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Ministério do Turismo indica 14 cidades cearenses para turistas conhecerem durante a Copa

Jijoca de Jericoacoara é um dos paraísos cearenses indicados pelo Ministério do Turismo (Foto: Banco de dados / O POVO)Jijoca de Jericoacoara é um dos paraísos cearenses indicados pelo Ministério do Turismo (Foto: Banco de dados / O POVO)
Fortaleza e mais 13 destinos turísticos cearenses foram indicados pelo Ministério do Turismo como paraísos a serem visitados por quem pretende conhecer o Brasil e o Estado durante a Copa do Mundo de 2014. A lista, divulgada nesta quinta-feira, 5, traz outras 170 cidades espalhadas pelos 11 demais estados que sediarão o campeonato.


Dono de um litoral de 34 quilômetros, o Ceará é lembrado com a indicação de 13 destinos litorâneos. O Ministério optou por dividir a lista em quatro grupos, todos com a especificação “Sol e Praia”.


Veja a lista dos destinos sugeridos:


- Capital: Aquiraz e Caucaia
- Litoral Oeste: São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba e Trairi
- De Morro Branco a Canoa Quebrada: Aracati, Cascavel, Beberibe e Icapuí
- Parque Nacional de Jericoacoara: Jijoca de Jericoacoara, Camocim e Cruz


De acordo com o Governo, a divulgação da lista tem como ideia incentivar o visitante a conhecer os atrativos localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego.


"Nossos estudos indicam que cada estrangeiro realizará uma média de três viagens pelo Brasil durante o mês da Copa do Mundo. Traçamos uma estratégia para intensificar o fluxo de deslocamentos, beneficiando o maior número de municípios e distribuindo melhor a geração de emprego e renda", antecipa o ministro do Turismo, Gastão Vieira.


De acordo com ele, os municípios selecionados terão preferência na destinação de recursos e no destaque da promoção oficial. Entre campanhas e convênios, o Ministério estima investir R$ 70,5 milhões em 2012. Para a promoção internacional do turismo brasileiro, a expectativa é a de que a Embratur tenha R$ 139 milhões, mesmo valor do ano passado.


Fonte: O Povo

PSB 40 CAUCAIA FAZ SUA 1º REUNIÃO 2012

Na primeira reunião de 2012 da executiva e filiados e pré candidatos do PSB de Caucaia que teve como convidado o presidente do PRB e Prefeito Dr. Washington Góis a reunião para  conversa sobre os projetos do partido do ano de 2012 e também ver as caras novas dos filiados que se chegaram  no ano passado para fortalecer ainda mas o partido . Os filiados  afirmaram  a aliança do PSB com o Governo  Municipal se Deus quiser.



Cid faz balanço da operação pós-greve dos policiais militares


O governador Cid Gomes está reunido nesse momento no Palácio da Abolição com o general Gomes de Matos avaliando os resultados da Operação Ceará Segurança. Ele também faz um balanço sobre os efeitos da greve dos policias e bombeiros militares, encerrada na madrugada dessa quarta-feira, 4.
Na reunião, de portas fechadas, também estão o secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), coronel Francisco Bezerra e o chefe de gabinete do Palácio da Abolição, Ivo Gomes.
(Foto – Divulgação)
Via Blog Eliomar

PRIMEIRA DAMA VISITA OBRA

 

A primeira dama Ester Góis visitou na manhã desta quinta feira a obra da praça que fica ao lado da Rua Juaci Sampaio Pontes no Bairro do Grilo.

Momento de riso no Blog Xixirica in Stand-Up - (HD)



quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

HILPRO CAUCAIA

MATRÍCULAS ABERTAS NO NOVO HILPRO CAUCAIA] SEXTA FEIRA 06 DE JANEIRO A HILPRO CAUCAIA SERÁ INAUGURADA, COM A CHEGADA DE HOTELS E A COPA DE 2014 A CAUCAIA QUE TODOS NÓS SONHAVA AGORA COMEÇOU. CAUCAIA HOJE CONTA COM A HILPRO LÍNGUAS E IDIOMAS BEM PERTINHO DE VOCÊ SITUADA NA RUA TOBIAS CORREIAS AO LADO DA CHURRASCARIA SEU FULANO ISSO É POR CONTA DO GRANDE CRESCIMENTO QUE CAUCAIA ESTA PASSANDO. E AS MATRICULAS JÁ ESTÃO ABERTAS.



Fundo partidário - R$ 300 milhões distribuídos em 2011‏


Criado juntamente com a Constituição Brasileira de 1988, o Fundo Partidário Nacional nasceu com o objetivo de fortalecer os partidos políticos, garantido a diversidade e a autonomia financeira das legendas. Atualmente existem 27 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral, todos aptos a receber parte do montante destinado ao Fundo. 

Os recursos do Fundo são provenientes do orçamento da União. O Fundo Partidário Nacional também recebe recursos provenientes de multas, como aquelas pagas pelos eleitores em situação irregular, e as que são originadas em condenação judicial eleitoral de políticos e candidatos.

Os 29 partidos políticos existentes do Brasil, com registro definitivo perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), receberam mais de R$ 300 milhões provenientes do Fundo Partidário, em 2011. Os recursos foram repassados pelo TSE, de conformidade com os critérios estabelecidos pela Lei 11.459 de 21 de março de 2007.

Até mesmo o Partido Social Democrático (PSD), criado no dia 27 de setembro, e o Partido Pátria Livre (PPL) criado no dia 4 de outubro do ano passado, foram contemplados. Cada um deles recebeu um total de R$ 139.705,60 sendo R$ 125.997,87 oriundos da dotação orçamentária (duodécimo) e R$ 13.707,73 provenientes das multas eleitorais. PT e PMDB foram os que mais receberam recursos do Fundo. (
Fonte: CEOF/SAD/TSE)

DISTRIBUIÇÃO DO FUNDO PARTIDÁRIO – 2011
Duodécimos
Multas
Dotação orçamentária 2011
R$ 265.351.547,00
Dotação orçamentária 2011
R$ 41.966.202,00
Partido
Valor(R$)
%
Valor(R$)
%
PT
44.165.460,69
16,64
6.477.189,39
15,43
PMDB
33.978.553,85
12,81
5.098.291,84
12,15
PSDB
30.745.236,50
11,59
4.636.585,22
11,05
DEM
19.635.549,32
7,40
3.039.314,34
7,24
PP
19.546.922,38
7,37
2.891.664,88
6,89
PSB
18.689.645,94
7,04
2.743.610,24
6,54
PDT
13.411.763,09
5,05
1.999.542,59
4,76
PTB
11.362.002,51
4,28
1.716.729,12
4,09
PR
18.312.668,70
6,90
2.618.648,45
6,24
PPS
4.094.529,08
1,54
700.214,89
1,67
PV
9.435.790,37
3,56
1.527.979,09
3,64
PC do B
7.848.055,55
2,96
1.138.564,77
2,71
PSC
8.659.118,89
3,26
1.238.549,40
2,95
PSOL
2.936.638,24
1,11
429.701,79
1,02
PMN
3.461.411,32
1,30
506.443,52
1,21
PTC
2.079.697,78
0,78
318.305,97
0,76
PHS
2.587.531,46
0,98
372.178,36
0,89
PSDC
1.015.134,79
0,38
157.698,92
0,38
PT do B
1.136.013,19
0,43
134.288,36
0,32
PRB
5.249.224,03
1,98
722.466,97
1,72
PRP
1.329.419,66
0,50
195.290,37
0,47
PSL
1.232.432,41
0,46
187.681,43
0,45
PRTB
1.365.411,49
0,51
197.848,80
0,47
PTN
917.397,51
0,35
134.081,05
0,32
PSTU
787.331,79
0,30
117.350,43
0,28
PCB
669.248,03
0,25
100.073,11
0,24
PCO
447.362,69
0,17
67.388,02
0,16
PSD
125.997,87
0,05
13.707,73
0,03
PPL
125.997,87
0,05
13.707,73
0,03
Total
265.351.547,00
100,00
39.495.096,78
94,11
Saldo dotação
0,00
-
2.471.105,22
5,89
 



--
Fonte:  blogdofarias no Emancipa Ceará

Nascem primeiras tartarugas de ninhos formados na nova faixa de praia do Icaraí, em Caucaia

Na tarde desta sexta-feira (22), quem passou pela orla do Icaraí pode notar um aglomerado atípico de pessoas na nova faixa de ar...